FSA / BA -

terça-feira, 22 de novembro de 2011

Dores no peito podem ter origem no coração, estômago ou pulmão


Infarto é a maior causa de mortes no mundo e a segunda no Brasil.
Por isso, é importante saber reconhecer os sinais e ir ao médico rápido.

Do G1, em São Paulo


O infarto agudo do miocárdio é a principal causa de mortes em todo o mundo e a segunda no Brasil. A incidência em homens abaixo de 40 anos é maior que entre as mulheres.

As dores no peito, porém, podem ter diferentes origens: no sistema cardiovascular (infarto), digestivo (refluxo, gases, gastrite ou úlcera) ou respiratório (embolia pulmonar).

Também podem apresentar causas musculares ou fundo psicológico/psiquiátrico (transtorno de ansiedade ou síndrome do pânico).

Por isso, é importante não confundir esses sintomas e, na dúvida, sempre procurar um médico. Essa foi a principal recomendação do cardiologista Roberto Kalil e do cirurgião do aparelho digestivo Fábio Atui, ambos do Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo.

infarto (Foto: Arte/G1)

Um mal súbito pode ser muito grave também em pessoas jovens, segundo Kalil. E a diferença entre a vida e a morte depende de socorro imediato, razão pela qual é sempre bom ter em mente o número do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu): 192.

Segundo estudos americanos, de 5% a 15% dos pacientes atendidos com dor torácica nas salas de emergência apresentam infarto agudo do miocárdio. E entre 2% a 3% dos indivíduos que sofrem um infarto acabam sendo liberados da sala de emergência por não receberem o diagnóstico correto.

No país, as doenças crônicas não transmissíveis, como problemas cardiovasculares, respondem por 72% dos óbitos. Em 2008, foram 94.912 mortes por doenças isquêmicas do coração (categoria em que se encaixa o infarto).

Sinais clássicos do infarto
- Palidez
- Suor
- Aperto, desconforto ou queimação no peito
- Formigamento nos ombros
- Vômito
- Cansaço e falta de ar
- Náusea

Outros sintomas de dor
- No estômago
- Nas costas
- Nos braços
- Na mandíbula (parte inferior) ou no maxilar (superior)
- No pescoço
- E até ausência de dor, no caso dos diabéticos

Se tomar um antiácido ou ficar ereto melhorar a dor, há grande possibilidade de não ser infarto.

Como evitar
- Controle o peso, o estresse, a glicose (diabetes) e o sal (hipertensão)
- Tenha uma alimentação saudável
- Faça atividade física
- Não fume
- Se precisar, tome medicamentos corretamente

Aprendi com o Bem Estar
O engenheiro Antônio Carlos Rezende, do Rio de Janeiro, escreveu para o programa e contou que as informações que viu na Globo contribuíram para o atendimento médico dele. No dia 28 de setembro, acordou com uma dor forte e pensou que eram gases.

A sogra, dona Maria, ouviu as queixas de Antônio e ficou desconfiada. A mulher o levou para o hospital, e a equipe médica suspeitou de algo mais sério. E era mesmo um princípio de infarto, que não teve consequências mais graves por causa da agilidade na busca por socorro e no atendimento.

Em casos de parada cardíaca, enquanto a ambulância está a caminho, o procedimento correto a fazer é a massagem cardíaca, com compressões fortes e ritmadas (100 por minuto, afundando o peito cerca de 5 cm).

Pensando Leve
Juliana, Danieli e Larissa foram ao Ginásio do Ibirapuera para fazer testes de flexibilidade e resistência. Fernando Rocha e o preparador José Rubens D'Eliaacompanharam o trio.

Assista no vídeo ao lado como está o nível de condicionamento das meninas, que lutam para perder peso até o verão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

FAÇA SEU COMENTÁRIO. GRATA

ACESSIBILIDADE

ACESSIBILIDADE
O Detran do Rio de Janeiro passou a oferecer no seu site, um curso e um simulado em Libras (Língua Brasileira de Sinais) Acesse o site aqui:

.

.