FSA / BA -

segunda-feira, 18 de janeiro de 2010


O poder das palavras

O ser humano é um ser social e a linguagem é a forma com que este interage, apreende e transmite com o meio á sua volta. A linguagem acaba por ser um meio criador e transformador do ser humano, indicando assim que as palavras trazem em si possibilidades inúmeras de transformação do ser humano.

As palavras que chegam ao homem o afetam em seus aspectos biopsicossociais. Através delas o homem pode captar as mensagens transmitidas pelo meio em que vive e dar uma significação própria de acordo com seu conteúdo interno e então formular ou reformular idéias e valores, bem como possibilitar-lhe a tomada de decisões, tirar conclusões, mudar comportamentos e refletir.

A nossa sociedade em razão de seu dinamismo e necessidade de produção acabou por, em muitos momentos, verbalizar uma fala insensível, retórica e sem significado, não colaborando com a necessidade do homem de refletir sobre o que lhe cerca e sobre si mesmo, e empobrecendo sua própria afetividade para poder atender as exigências do tempo em que vive.

As palavras trazem em si um poder de ser o resgate da reflexão e a sensibilização da pessoa que vive um momento de conflito, de baixa auto-estima, de perda de identidade e percepção de quem realmente é, enxergando-se mais em decorrência da situação que vive e perdendo de vista quem realmente é. palavras podem ensejar a reflexão sobre si mesmo e a percepção da situação em que vive, possibilitar novas decisões, modificar comportamentos... Enfim, palavras tem poder, portanto, atenção com o que diz e cuidado com a importância que dá ao que ouve.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

FAÇA SEU COMENTÁRIO. GRATA

ACESSIBILIDADE

ACESSIBILIDADE
O Detran do Rio de Janeiro passou a oferecer no seu site, um curso e um simulado em Libras (Língua Brasileira de Sinais) Acesse o site aqui:

.

.