FSA / BA -

segunda-feira, 24 de maio de 2010

Detran disponibiliza curso e simulado em Libras em site

A partir de hoje (17/4), o Detran está disponibilizando, no site do departamento (www.detran.rj.gov.br), um curso e um simulado na Língua Brasileira de Sinais (Libras), para quem está renovando a Carteira Nacional de Habilitação (CNH).

O projeto, chamado “Sinal verde para a inclusão”, oferece um curso com aulas teóricas de legislação de trânsito, direção defensiva, primeiros socorros e meio ambiente - conteúdo necessário para a prova de renovação de CNH, exigida pela Resolução 168 do Denatran -, para todos os motoristas que tiraram a primeira carteira antes de 21 de janeiro de 1998. O lançamento do projeto aconteceu hoje, às 10h, na Biblioteca do Instituto Nacional de Educação de Surdo (INES), parceiro do Detran no projeto.

Desenvolvido pelo professor Rubens dos Santos Guimarães, mestrando do ITA (Instituto Tecnológico de Aeronáutica) em Engenharia Eletrônica e Ciência da Computação, o programa consiste em traduzir em Libras, na íntegra, o curso para renovação da carteira, assim como todas as questões de um simulado preparado pelo departamento. Com o “Sinal verde para a inclusão”, os surdos passam a contar também com uma intérprete, além de imagens que facilitam a compreensão e a fixação de todo o conteúdo que cai na prova do Detran. Caso o usuário tenha alguma dúvida sobre o curso ou o simulado, ele poderá ainda, depois de se cadastrar no site, enviar mensagens a um tutor do Detran para esclarecimentos.

- Trata-se de um projeto de inclusão social, onde os surdos ganham a oportunidade de renovar a carteira mais facilmente, com a ajuda de uma intérprete. Com isso, estamos dando mais um passo importante na melhoria do diálogo do Detran com a sociedade. Queremos facilitar a vida dos usuários com necessidades especiais cada vez mais - afirma o presidente do Detran, Antonio Francisco Neto.

A diretora de Habilitação do Detran RJ, Beatriz Diniz, acha que o ganho será para os surdos de todo o país, e não somente para os do Rio.

- Eles poderão se preparar para a renovação pelo nosso site, já que o conteúdo exigido para a prova é o mesmo em todo o Brasil - lembra a diretora.

Recentemente, o posto de Habilitação do Detran, localizando na Fesp (Fundação Escola de Serviço Público), passou a atender candidatos surdos com a ajuda de uma intérprete em Libras. As provas passaram a ser aplicadas a 15 candidatos por dia, sendo oferecidas às quartas-feiras, das 8h às 21h, e aos sábados, das 8h às 17h. O resultado sai em poucos minutos e o candidato recebe seu teste impresso. O posto da Fesp fica na Avenida Carlos Peixoto, 54, Botafogo.

Vale lembrar que, desde o ano passado, o Detran, em parceria com o Centro Nacional de Estudos e Projetos (Cnep), vem oferecendo, na sede do departamento, gratuitamente, cursos em Libras para condutores surdos que queiram tirar a primeira habilitação, tendo já formado três turmas, num total de 110 alunos - outras duas turmas estão se formando em breve. Além disso, 20 funcionários do Detran também fizeram aulas de capacitação na língua dos sinais para melhor atender ao público e outra turma já está se formando.

Uma turma de alunos surdos, que estão tirando a primeira habilitação e já fizeram as aulas teóricas oferecidas no departamento, compareceu ao evento de hoje no INES. O professor de Libras João Paulo Delgado, de 26 anos, acaba de passar na prova prática de direção. “Só consegui ir até o final com a ajuda de uma intérprete e depois de ter freqüentado o curso no Detran. Esta é, sem dúvidas, uma das grandes conquistas para os surdos”, disse João Paulo. Já o estudante Rafael de Sá, de 21 anos, também passou na prova teórica e aguarda apenas iniciar as aulas práticas e fazer o exame de direção. “Com o curso do Detran ficou bem mais fácil. Acertei 24 questões das 21 necessárias”, disse o estudante.

É importante ressaltar também que, depois dos cursos de primeira via de habilitação na sede, ou de renovação no site, os surdos ainda devem ser aprovados no exame teórico de legislação para obter a carteira. No caso dos que estiverem tirando a primeira habilitação, eles devem passar por mais 15 horas de aulas de direção e realizar os exames práticos. Vale lembrar ainda que os surdos são isentos por lei estadual das taxas de primeira habilitação (R$ 154,42 + taxa bancária) e de renovação (R$ 77,21 + taxa bancária), cobradas pelo Detran para tirar a carteira. Assim, os usuários que estiverem tirando a primeira carteira passam a desembolsar apenas o custo das aulas práticas - que varia de acordo com a auto-escola. Os surdos que se inscreverem para assistir às aulas teóricas no departamento podem fazer os exames médico e psicológico de graça no local.

Os que quiserem apenas renovar a CNH, também. Para tirar a primeira habilitação e fazer os exames gratuitamente, os interessados devem comparecer ao Acesso 5 da sede do Detran (Avenida Presidente Vargas, 817, Centro) – destinado a idosos, gestantes e deficientes - em posse dos originais e cópias do CPF, identidade, comprovante de residência e de exame de audiometria, realizado este ano.


Por Portal do Governo do Estado do Rio de Janeiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário

FAÇA SEU COMENTÁRIO. GRATA

ACESSIBILIDADE

ACESSIBILIDADE
O Detran do Rio de Janeiro passou a oferecer no seu site, um curso e um simulado em Libras (Língua Brasileira de Sinais) Acesse o site aqui:

.

.