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sexta-feira, 14 de maio de 2010

Projeto parado no Senado prevê atendimento psicológico para crianças dentro da escola

Para que a educação básica nas escolas brasileiras possa receber atendimento na prestação de serviços de psicologia e assistência social instituições ligadas ao setor pedem apoio no Senado Federal. É porque deve ir à votação em plenário o projeto nº 60/2007, que está parado desde dezembro no Senado, e que prevê o atendimento desses serviços em escolas.

A reivindicação foi reforçada pela presidente da Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (Abrapee), Beatriz Belluzzo Brando Cunha. Para ela, o psicólogo na escola limita a atuação ao atendimento clínico. Segundo a senadora Fátima Cleide (PT-RO), que defende a construção do projeto, existem medidas provisórias trancando a pauta.

De acordo com o presidente do Conselho Federal de Psicologia, Humberto Verona, países que tiveram experiências bem-sucedidas no processo de universalização do ensino contaram com programas de atendimento psicológico escolar, que diferem do atendimento clínico. Por isso a importância do projeto sair logo do papel.

Se aprovado, a tutora do Portal Educação, psicóloga Denise Marcon, acredita que essa obrigatoriedade de psicólogos nas escolas com certeza irá gerar frutos positivos para a educação do país, “... visto que os psicólogos educacionais, além de contribuir para melhorar o processo de ensino-aprendizagem, serão agentes de mudanças, lançando uma visão crítica sobre a instituição e o que nela precisa ser mudado”, finaliza Denise.
Se aprovado o projeto, as crianças receberão atendimento de psicólogos e assistente social.

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