FSA / BA -

terça-feira, 14 de setembro de 2010

Advogada Ivone Zeger tiras dúvidas sobre pensão alimentícia

O Mais Você desta terça fez um alerta para pais e mães que se separam e deixam de pagar a pensão alimentícia determinada pela Justiça. Você sabia que, além do risco de ser preso, também pode ficar com o nome sujo?
A pensão é obrigatória até a criança completar 18 anos ou terminar de completar os estudos. E ficar com o nome sujo é apenas um dos problemas. As crianças ficam protegidas pela lei quando os pais se separam. Normalmente uma das partes fica com a guarda dos filhos enquanto a outra fica com o encargo de pagar a pensão alimentícia. O valor é estipulado pelo juiz, mas costuma ser em torno de um terço do ganho líquido. Quem atrasa pagamento da pensão alimentícia pode: - ser preso, em média por 30 dias - ter as contas bancárias bloqueadas e os bens penhorados - ter bloqueado o saldo do FGTS e do PIS - ter o nome incluído no serviço de proteção ao crédito O pai ou a mãe que deixar de pagar a pensão pode: - ser preso. Os juízes costumam pedir prisão por 30 dias. - ter as contas bancárias bloqueadas e os bens penhorados. - ter bloqueado também o saldo do fundo de garantia e do PIS - ter seu nome incluído no SPC ou Serasa. O precedente foi aberto por uma decisão inédita do tribunal de justiça de São Paulo, e a medida já está sendo adotada pelos tribunais de Goiás e Pernambuco. Com isso, o pai ou a mãe terá dificuldades para comprar ou conseguir empréstimos e pode se sentir forçado a pagar a pensão Para falar mais sobre o assunto, Ana Maria conversou com a advogada especializada em Direito de Família Ivone Zeger.“Você pode pedir que os avós, por exemplo, paguem a pensão, no caso de o pai sumir. E acontece também de os pais estarem necessitados e os filhos serem obrigados a pagar pensão aos pais”, disse.
Segundo ela, a pessoa que não tem condições de pagar a pensão alimentícia integralmente pode pedir uma redução do valor ao juiz. “E muita gente que pensa também que pensão é só para o filho, mas não é. A família está aí pra ajudar quem necessita e para isso o Judiciário está aí”, falou a advogada. Ivone lembrou que é raro quando o Judiciário demora a atender casos de pensão alimentícia. “Devemos lembrar sempre que a informação é a arma do cidadão”, concluiu.

7 comentários:

  1. Parabéns pela entrevista que fez em Ana Maria Braga sobre o assunto "Pensão Alimentícia".Não estou aqui só para isso mas para tentar ter contato com alguém que entende sobre o assunto,gotaria de um email para que eu possa tirar minhas duvidas por que o meu caso é mas complicado e a justiça não pode fazer nada por mim ate agora lhe peço incarissidamente um retorno para que eu possa te explicar mas detalhadamente o meu caso e como eu posso agir nessa situação tem quase 6anos que tento na justiça que o pai de minha filha pague a pensão e não consigo resultado, moro atualmente em Salvador e ele reside em Brasília com outra mulher já ,não tenho o endereço da residência dele atual além dele ser estrangeiro só manda presentes para ela com endereço de de uma pessoa da embaixada do pais de origem dele que se passou como tio dele quando eu o conheci e hoje se negam em ajudar-me já não sei o que fazer mantenho contato com ele através de um celular e tenho medo dele a qualquer momento troque de numero e eu não possa localiza-lo mas nem para me ajudar quando as coisas ficam muito difícil para mim para eu dar o sustento de minha filha, justificativa dele é que não tem emprego fixo mas se matem ele e outra pessoa.
    Ele esta no Brasil por que se casou comigo e pediu sua permanência devido nosso casamento ja procurei a policia federal mas não obtive ajuda nenhuma deles para poder achar onde ele esta para que minha ação tivesse andamento me sentir sem ter a quem pedir ajuda ja que a justiça não vez quando eu mas preciso.

    ResponderExcluir
  2. Cara amiga, grata por visitar meu Blog, seja sempre bem vinda, pois aqui você encontra notíciais, informações, mensagens e outras. Em relação ao seu comentário referindo-se ao assunto sobre pensão alimentícia, poste um comentário seu no meu mural de recados com um e-mail seu pra contatos, que mandarei maiores informações sobre o tema referido. Grata e volte sempre.

    ResponderExcluir
  3. ASSISTI O PROGRAMA MAIS VOCÊ E GOSTEI MUITO DA ENTREVISTA COM DRA IVONE ZEGER. PRECISO DO E-MAIL DA ADVOGADA DRA. IVONE ZEGER. AGRADEÇO ANTECIPADAMENTE.

    ResponderExcluir
  4. ASSISTI AO PROGRAMA MAIS VOCÊ DE HOJE E GOSTEI MUITO DA ENTREVISTA COM DRA IVONE ZEGER. PRECISO DO E-MAIL DA ADVOGADA DRA. IVONE ZEGER PARA FUTUROS CONTATOS.AGRADEÇO ANTECIPADAMENTE.
    VOCÊS SÃO DEZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZ!!!!!!

    ResponderExcluir
  5. Obrigada por visitar meu blog,fiquei muito feliz que tenha gostado da entrevista, pois a sua opinião é muito importante!Volte outras vezes,ok? beijos
    Aí estar o email da advogada Dra. Ivone Zener, acesse e tire suas dúvidas. http://www.ivonezeger.com.br/?page_id=56

    ResponderExcluir
  6. boa noite.fazendo pesquisa na internet sobre varias coisas cheguei até seu blog. realmente vemos tanta injustiça em relaçao as mulheres com pensão alimenticias e tambem com violencia contra a mulher. um homem que comete violencia contra a mlher automaticamente está cometendo contra seus filhos..porque as crianças acabam sendo vitimas da violencia em casa. uma criança que presencia as humilhações que uma mae passa, que presencia discusões e até violencia fisica sem falar de violencia emocional, a criança sofre tanto quanto a mae..muitas mulheres sustentam uma situação dificil no casamento somente pelo seus filhos.muitas mulheres são acuadas e ameaçadas por seus proprios maridos..e muitas vezes homens empresarios aparentemente otima pai e otimo marido perante a sociedade, mas somente sua familia sabe o que realmente vivi dentro de casa. essas mulheres que são amendontadas e acuadas se tornam muito triste e angustiadas e tudo isso acaba refletindo em seus filhos. estou falando do que conheço de perto..não estou falando por saber que existe com outras pessoas. falo daquilo que já vivi e vivo ultimamente.falo da violencia emocional que é ainda pior porque se torna invisivel e só quem sente na pele é quem vivi nessa situação sem ter como provar das opressões que vivi dentro de sua propria casa.
    mulher que aparentemente tem condiçoes financeira para pagar um bom advogado..mas que na verdade vivi de mascaras porque o dinheiro que tem em suas mãos´é o minimo necessario para um batom e uma roupinha de vez enquando.muher que é controlada em tudo. até mesmo quando precisa sair de casa. mulher de empresario que não tem como enfrentar uma fila de advogado do estado porque ela é controlada em realção a horario..enquanto ele pode tudo e tem todas as condições de ter bons advogados e até de agir cruelente contra sua mulher mae de seus filhos, mulher que só preciso é pilotar um casa e nque não tem a oportunidade de crescer de espandir, de aprender. essa é a realidade de muitas mulheres..

    ResponderExcluir
  7. olá , Ivone tdo bem? Vi uma reportagem sua hoje no programa Manhã Gazeta , onde falava sobre paternidade . Preciso muito da sua ajuda , pois isto é muito importante para que eu possa resolveresta situação .
    Olha , meu pai foi casado e divorciado da 1ª esposa dele , mas com elaele teve um filho , que foi armasiado e que teve um filho tbém e que foi registrado legalmente . Ao passar dos anos ele morreu . A pergunta que faço que eu e meus irmãos não são registrados , o meu pai já é falecido , mas antes desse meu irmão morrer , nós entramos com processo de reconhecimento de paternidade , mas ele negou a ir a fazer o exame , ele recebeu a notificação três vezes , mas em nenhuma ele compareceu , mas ao passar de um tempo ele faleceu . Estamos aqui preocupados por causa de uma casa de Cohab que possuíamos , pois não sabemos a que ponto nós temos direito na casa , a minha é casada , será que teremos que dividir a metade com o neto , já que o filho do meu pai é falecido , em caso de venda , ele e minha mãe terão participação , e nós não já que somos filhos dele . Eu tenho 31 e os outros já mais velhos que são filhos da mesma mãe e do mesmo pai . Me ajude preciso que vc me tire essa dúvida , já que meu pai não deixou nada por escrito de enventário . Deve ter alguma saída pra o meu caso . Obrigado desde já ; Aguardo á sua resposta

    ResponderExcluir

FAÇA SEU COMENTÁRIO. GRATA

ACESSIBILIDADE

ACESSIBILIDADE
O Detran do Rio de Janeiro passou a oferecer no seu site, um curso e um simulado em Libras (Língua Brasileira de Sinais) Acesse o site aqui:

.

.