FSA / BA -

terça-feira, 23 de novembro de 2010

PREVENÇÃO



Dicas para educadores




Educadores, confiram a nova rede social criada pela SaferNet para os educadores do Brasil poderem compartilhar Recursos Educacionais Abertos com foco no uso ético e seguro das TIC. Entre e participe!


As crianças e adolescentes de hoje são cada vez mais o retrato de uma nova geração hiperconectada às tecnologias de comunicação. São chamadas de gerações multimídia on-line, pois usam computadores, celulares, jogos eletrônicos, mp3,mp4... e Internet, muitas vezes ao mesmo tempo, conformem indicam pesquisas realizadas pela SaferNet.


Além das sérias dificuldades sócio-econômicas que impactam na educação brasileira, o avanço das tecnologias complexifica ainda mais a realidade do ensino formal e informal. Novos desafios se apresentam quando os meios de comunicação de massa e o mercado de trabalho exigem mais interatividade e velocidade no processamento das informações.


Acostumados com a agilidade e diversidade das informações disponíveis nos meios de comunicação, as gerações multimídia on-line demandam reformulações nas relações de ensino-aprendizagem e uma reconstrução das didáticas em sala de aula. A Internet permite elaborar novas relações com o conhecimento e ampliar o universo de referência social e simbólico, mas pode também prejudicar a capacidade de esperar, de tolerar a frustração e de produzir gradativamente um conhecimento crítico sobre a realidade quando priorizamos apenas a rapidez e o imediatismo.


Além disso, a Internet representa um novo espaço público de interação social para o qual as crianças e adolescentes precisam ser educados como cidadãos conscientes ou cibercidadãos. Precisamos unir esforços de toda a sociedade para fazer valer os direitos e deveres básicos garantidos pela Constituição, pelo Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) e pela Declaração Universal dos Direitos Humanos também na Internet.


É muito importante que os educadores promovam permanentemente o debate sobre cidadania na Internet. Nós sugerimos algumas pistas:
Debater sobre atividades preferidas dos alunos na Internet e sobre quais riscos eles acham que correm.


O que é ser cidadão na Internet?



Trabalhe sobre a cordialidade e o respeito nas relações virtuais discutindo sobre as diferenças em relação ao mundo "presencial" .
Discuta as inovações do espaço virtual, o ciberespaço, em relação às distâncias e fronteiras geográficas.



Retome o debate sobre sexualidade, intimidade e privacidade também nas relações virtuais e quais os limites.
O que costumo publicar on-line teria coragem de publicar no mural da escola, na praia ou numa praça pública?



A Cartilha da SaferNet oferece dicas básicas para educadores estimularem o diálogo sobre o uso responsável da Internet em sala de aula. Há também, neste portal, um glossário e o guia Netiqueta com alertas sobre boas maneiras e cordialidade no ciberespaço. Para os interessados em aprofundar o debate sobre o tema, a SaferNet realiza oficinas, palestras e treinamentos, presencialmente ou à distância, para promover a cibercidadania e estimular o uso pedagógico da Internet.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

FAÇA SEU COMENTÁRIO. GRATA

ACESSIBILIDADE

ACESSIBILIDADE
O Detran do Rio de Janeiro passou a oferecer no seu site, um curso e um simulado em Libras (Língua Brasileira de Sinais) Acesse o site aqui:

.

.